Ginastica Aeróbica
Flexibilidade e ritmo
Levantar, abaixar, pular, girar, encolher, esticar. Tudo isso ao ritmo de uma música, geralmente bastante balançada. Esta é a ginástica aeróbica, uma atividade física que tem o objetivo de desenvolver, como o próprio nome diz, a capacidade aeróbica do indivíduo.
Etimologicamente, aeróbica significa "com ar ou oxigênio". Andar, correr e pedalar, por exemplo, são atividades aeróbicas.
Um sinal de que a atividade não é aeróbica é quando houver grande dificuldade para se falar durante o exercício. Nesse caso, provavelmente a atividade praticada é a anaeróbica, ou de fortalecimento muscular.
De um modo geral, exercícios aeróbicos queimam gordura, enquanto os anaeróbicos constroem músculos.
Mas, sem ilusões. A aeróbica não é uma alternativa milagrosa para um regime. Aliás, o objetivo do exercício aeróbico não é queimar calorias, já que existem práticas mais eficientes para isso.
O objetivo principal do exercício aeróbico é condicionar o corpo a mudar suas preferências calóricas (no descanso e durante a atividade) dos carboidratos para a gordura. Assim, com o tempo, até nas atividades sedentárias, como assistir tevê, o corpo passará a usar uma grande porcentagem de gordura como combustível.
Para comprovar que a aeróbica apenas auxilia em uma dieta, pode-se citar o exemplo da caminhada.
Andar queima cerca de 5 calorias por minuto. Como um quilo de gordura tem aproximadamente 7.700 calorias, uma pessoa teria que andar quase um dia inteiro sem parar (23 horas) para perder esse 'quilinho a mais'. E, convenhamos, esse não é o melhor caminho para se emagrecer...
BENEFÍCIOS - Na aeróbica, é preciso se levar em conta outras vantagens, além da ajuda na queima de gordura.
Essa atividade usa grandes grupos musculares ritmicamente e continuamente, sendo benéfica para melhorar a saúde de um modo geral, pois aumenta a resistência à fadiga, diminui o estresse, melhora o sono e o humor, reduz a depressão e a ansiedade, entre outros.
ESPORTE - Prática, fácil, divertida e estimulante, a ginástica aeróbica não resistiu aos apelos competitivos e, há 15 anos, deixou de ser praticada somente em academias e se transformou, também, em um esporte de competição.
Assim como nas academias, no esporte a aeróbica também caracteriza-se por ser uma atividade alegre, com movimentos e expressões corporais diversificados.
Para a prática competitiva, os atletas precisam ter dinamismo, força, flexibilidade, coordenação e ritmo.
São essas habilidadades que devem ser mostradas aos juízes em menos de 2 minutos de rotina (ou apresentação), que é feita em um tablado que mede 7m x 7m e é acompanhada por música.
A apresentação deve ter exercícios equilibrados e executados com a melhor postura e técnica possíveis. Ao final, o atleta deverá mostrar dinamismo, força, flexibilidade, equilíbrio, criatividade, resistência, habilidade, saltos, carisma e uma perfeita interpretação da música através do corpo e do movimento.
Em uma competição de ginástica aeróbica esportiva os atletas podem ser divididos nas categorias individual masculina ou feminina, pares, mistos e trios.
Outra vantagem da aeróbica é que este é um esporte que pode ser praticado por todos que gostam de ginástica, sem limite de idade.